Notícias

Qual a importância da contabilidade na empresa?

Mesmo nos dias de hoje, muitos empreendedores não sabem qual é a importância da contabilidade para o seu negócio. E, ao contrário do que a maioria pensa, o profissional da contabilidade não cuida apenas da área fiscal, mas também auxilia o gestor na tomada de decisões ? o que influencia diretamente no crescimento das empresas.

Quer saber mais sobre a importância da contabilidade nas empresas? Então saiba mais detalhes neste artigo!

Balanço das empresas

Nenhum negócio pode ser gerenciado sem um bom controle financeiro. Todas as transações que geram receitas e gastos precisam ser monitoradas de perto, para que seja feito um balanço acerca da saúde financeira da empresa por meio de um setor de contabilidade forte, organizado e atuante.

Além disso, a contabilidade também levanta todas as informações relacionadas à situação patrimonial, aos lucros e aos prejuízos do seu negócio.

Gestão de finanças

Uma das coisas mais comuns nas empresas brasileiras é a mistura das finanças corporativas com as pessoais. Isso não deve ser feito, pois cria um buraco no setor financeiro da empresa.

Por isso, a importância da contabilidade nas empresas: ela permite separar as finanças pessoais das corporativas por meio da organização e da gestão eficiente dos recursos disponíveis.

Elaboração de relatórios gerenciais

Um escritório de contabilidade oferece ao seu negócio relatórios sobre as suas informações fiscais, econômicas e patrimoniais. Independentemente do tamanho da sua empresa, é de suma importância que o gestor tenha em mãos esse relatório, para tomar decisões acertadas e evitar equívocos na administração da empresa.

Avaliação da situação da empresa

Por meio de uma análise contábil, o empreendedor vai saber se está lucrando de forma real ou se a empresa está tomando algum tipo de prejuízo. Se esse for o caso, com o auxílio da contabilidade, ele irá saber qual é a dimensão do problema e estará apto a traçar metas de forma a reverter essa situação.

Para quem está com as finanças no azul, os relatórios fornecidos pela empresa contábil podem ser utilizados para fazer um planejamento de recursos, com o objetivo de crescer de forma progressiva e dentro dos limites financeiros disponíveis.

Já para quem está no vermelho, uma avaliação contábil também é de grande ajuda para que o gestor visualize onde está o problema nas finanças corporativas e, a partir dos dados fornecidos pelo relatório gerencial, possa renegociar dívidas e saber em qual setor é possível reduzir custos para restaurar a saúde financeira da empresa.

Aumento de resultados

A partir de uma análise contábil, é possível verificar qual é a situação financeira da empresa, se ela possui algum tipo de restrição junto ao fisco e, a partir desses dados, permitir um maior controle e o aumento de resultados.

Importância da contabilidade

Existem diferentes tipos de informações contábeis acerca de uma empresa: gerencial, fiscal e financeira. Todas elas são importantes para o seu negócio.

Porém, elas precisam ser avaliadas de forma organizada e com uma linguagem acessível, de maneira que o gestor possa compreender qual é a real situação da empresa.

Nos dias atuais, a contabilidade não é mais um setor que só é acionado quando a empresa precisa fazer a declaração do imposto de renda, as admissões e as demissões de funcionários. No cenário atual, a importância da contabilidade se dá para que o seu negócio fique sempre organizado, possa crescer e se manter financeiramente saudável.

Você gostou do artigo de hoje? Então compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a essas informações!

03 / Jan / 2024
fortescontabilidade
ORÇAMENTO POR WHATSAPP